Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Resistores

São bipolos passivos que têm a finalidade de apresentar resistência elétrica entre dois pontos de um circuitos, ou seja, tem a função que causar uma queda de tensão no circuito. normalmente são construídos com materiais que obedecem à primeira lei de Ohm. Os materiais mais usados na construção de resistores são: o carbono (grafite), algumas ligas como o constantan e a manganina e mesmo metais.
Vale ressaltar a diferença entre resistor e resistência. Resistor é o componente eletrônico e resistência é o fenômeno físico.
Com relação ao valor da resistência que apresentam, podem ser fixos ou variáveis.
Os fixos podem ser película de carvão, de metal e de fio.



Os variáveis são constituídos de um elemento resistivo (filme de carvão ou fio) no qual desliza um contato móvel. Este contato móvel está preso a um eixo (no caso do resistor de carvão) e quanto ao resistor de fio, movimenta-se diretamente este contato móvel (cursor). Girando o eixo ou movimento o cursor, variamos a resistência entre um dos terminais e o terminal móvel. As figuras abaixo mostram um resistor variável de película de carvão e um resistor variável de fio. A diferença principal entre o dois está na maior capacidade de corrente do resistor de fio.





Já um potenciômetro, é um resistor variável, utilizado como divisor de tensão. Atualmente, este termo é usado para designar qualquer resistor de resistência variável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário