Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Leis de OHM

Primeira Lei de OHM
Em um condutor que está sendo percorrido por uma corrente elétrica, os elétrons ao longo do seu percurso pelo condutor, sofrerão uma oposição à sua passagem. A medida desta oposição é dada por uma grandeza chamada de resistência elétrica (R).
O valor da resistência elétrica depende do tipo de condutor considerado (ferro, cobre, alumínio, etc), da agitação térmica dos átomos e das dimensões do condutor.
Georg Ohm verificou experimentalmente, que a relação entre tensão aplicada em determinados condutores e a intensidade da corrente correspondente era uma constante, qualquer que fosse a tensão. A essa constante ele chamou de resistência elétrica (R). Isto é, um condutor que tem uma resistência de 1Ω deixa passar uma corrente de 1A, ao ser submetido a uma tensão de 1V. Se a tensão dobrar, a corrente também dobrará, mas a resistência permanecerá constante.
Os condutores que apresentam esse comportamento são chamados de ôhmicos.

Genericamente podemos escrever:

R = U/I     ou     U = R.I     ou     I = U/R

A unidade de resistência elétrica é chamada de Ohm (Ω).

1Ω = 1V/A


Segunda Lei de OHM
A segunda lei de OHM relaciona a resistência de um condutor com suas dimensões e com o material de que é feito.
Se considerarmos dois condutores de mesmo comprimento, feitos do mesmo material, mas de seções transversais diferentes, veremos que a resistência do primeiro material vai ser maior do que a do segundo, já que os elétrons do primeiro apresentam menos espaços para percorrer, passando de forma mais estreita em relação ao segundo condutor. Portanto, quanto maior a seção transversal, maior é a facilidade da passagem da corrente elétrica, o que é inversamente proporcional à resistência.

Consideremos agora dois condutores de mesma seção transversal, feitos do mesmo material, mas de comprimento diferentes. Veremos que a resistência do primeiro condutor será maior em relação ao segundo, pois os elétrons do primeiro vão ter que percorrer mais distância em relação aos elétrons do segundo. Portanto, quanto maior o comprimento do material, maior será a resistência.

Finalmente, consideremos dois condutores de mesmas dimensões, feitas de materiais diferentes. No caso, um dos condutores é de ouro e outro é de ferro. Verifica-se experimentalmente que o condutor de ouro apresenta uma resistência menor, por apresentar mais elétrons livres do que o ferro.

Na expressão R = (ρ.L)/S, ρ (rô) é uma constante física cujo valor depende do material de que é feito o condutor, chamada de resistividade.
A unidade de resistividade é obtida da equação, pois sendo ρ = (R.S)/L resulta:
O inverso da resistividade é chamado condutividade (σ)
σ = 1/ρ
desta forma, a equação da segunda lei de Ohm pode ser escrita por:
A tabela a seguir dá a resistividade de alguns materiais na temperatura de 20°C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário