Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Resistor Fixo de Carvão - Estrutura

Como os resistores de filme de carvão são os componentes mais usados em circuitos elêtrônicos, vamos procurar caracterizá-los um pouco mais. São construídos a partir de um cilindro de procelana, sobre o qual é depositada uma fina camada de carvão. Em seguida, faz sulcos helicoidais na superfície do carvão, de forma a se obter o valor correspondente de resistência e coloca-se os terminais de contato. A distância entre os sulcos e sua profundidade é que determinarão a resistência a resistência do condutor. A última etapa do processo, é a clocação de uma isolante, envolvendo o corpo do resistor, e a colocação de faixas coloridas as quais, através de um código, dão o valor da resistência do resistor.


Esta forma de especificar o valor da resistência pode, a príncipio, parecer trabalhosa, e você pode estar pensando por que simplesmente não escrever no corpo do resistor o valor da resistência. Antigamente, o valor da resistência vinha impresso no corpo do resistor, porém dois problemas im pediam a continuação desta forma de se dar esta informação: primeiro, esta forma não era muito segura, pois com o tempo perdia-se (apagava-se) parte do número ou o número inteiro; segundo, com o avanço da eletrônica houve a diminuição do tamanho dos componentes, de forma que ficava cada vez mais difícil a leitura do valor da resistência nesta forma. A codificação através de faixas coloridas resolveu esses problemas. Com o tempo você familiarizará com o código de cores, portanto nada de pânico.
A leitura do valor nominal (valor impresso) da resistência de um resistor deve ser feita como na figura abaixo:


Observe que as três faixas, que indicam o valor nominal, estão mais afastadas da quarta faixa, que indica a tolerância.


Os valores nominais de resistência são padronizados, isto é, não é possível encontrar qualquer valor de resistência. De uma forma geral, os valores comerciais (1º e2º algarismo significativos) mais comuns são: 10-12-15-18-22-27-33-39-47-56-68-82. Esses valores que aparentemente não têm nenhuma lógica, cobrem toda a faixa de valores possíveis, considerando uma tolerância de 20%. Para tolerâncias menores é possível encontrar outros valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário