Um condutor se torna isolante com o aumento da temperatura, que aumenta a vibração dos átomos, dificultando a passagem dos elétrons livres entre os átomos, diminuindo a sua mobilidade. Nestas condições, a resistividade do metal é incrementada.
Um isolante se torna condutor com a elevação da temperatura, que enfraquece a ligação do núcleo com os elétrons fazendo com que eles se desprendam se tornando elétrons livres e também quando a tensão elétrica ultrapasse certo valor, conhecido como rigidez elétrica. A rigidez elétrica de um material isolante corresponde ao valor máximo de carga elétrica que ele pode suportar sem como isso tornar-se um material condutor, ou seja, todo isolante é isolante até certo ponto. É como se eles tivesse um limite de carga a suportar, se passar desse limite ele não consegue mais isolar, permitindo que os elétrons da última camada se desprendam do átomo, se transformando em elétrons de condução.
OBS: A umidade facilita a condução elétrica tanto nos condutores como nos isolantes, por causa da quantidade de sais que a solução líquida possue.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário